Atividade Regional «Cantares do Espírito Santo 2024 – 16º Edição»

15-05-2024
Foto: Página de Facebook da Escola Organizadora

Perpetuando uma das atividades que merece o nosso maior destaque, o Departamento do Ensino da Igreja na Escola, da Diocese do Funchal, apoiou a Escola organizadora da 16ª edição dos «Cantares do Espírito Santo», a Escola Básica e Secundária Bispo Dom Manuel Ferreira Cabral (Santana).

Este ano, realizou-se no passado dia 30 de abril de 2024 e encheu o Salão Paroquial de Santana com a magia e a devoção que lhe são características. Sob os cânticos e louvores dedicados à tradição e à espiritualidade, a comunidade reuniu-se para honrar as suas raízes e fortalecer os laços de fé.

Este evento contou com a presença da Senhora Vereadora Élia Gouveia que demonstrou o seu apoio e um profundo respeito pela herança cultural e religiosa que os Cantares do Espírito Santo representam. O senhor Bispo D. Nuno Brás também esteve presente elevando ainda mais a importância do evento, pois a sua presença destacou a dimensão religiosa, mas também trouxe uma bênção especial à reunião da comunidade. O Diretor do Departamento do Ensino da Igreja na Escola, Sr. Padre Pedro Nóbrega destacou a importância de mantermos atividades deste género na escola, que não descurem os momentos de convívio entre os alunos de diferentes zonas da região, promovendo um desenvolvimento integral dos mesmos.

As escolas participantes trouxeram as roupas e cantares caraterísticos das suas áreas geográficas e todas tiveram direito a levar para as suas escolas os seus certificados de participação.

O Departamento está profundamente agradecido à Escola organizadora, em geral, e à professora Susana Vasconcelos, em particular, por todo o empenho e dedicação que se refletiu no sucesso do evento. Esta atividade não foi apenas uma reunião de vozes, mas sim um encontro de almas dedicadas a preservar e a celebrar um património cultural que transcende o tempo.

Que a luz desse evento continue a iluminar os corações e as mentes, inspirando todos a valorizarem e a perpetuarem as riquezas da nossa história, cultura, tradição e (por que não) a nossa fé.

Texto: Departamento do Ensino da Igreja na Escola e Escola Básica e Secundária Bispo Dom Manuel Ferreira Cabral

Foto: Departamento do Ensino da Igreja na Escola