Dia Diocesano do Clero 2024

31-05-2024

Festa do Sagrado Coração de Jesus: Dia de oração pela santificação dos sacerdotes.

"Senhor, só vós sois Santo, fazei-nos Santos".

Caros colegas no Sacerdócio Cheios de júbilo celebramos o Dia Diocesano do Clero, no próximo dia 7 de Junho, solenidade do Sagrado Coração de Jesus, por iniciativa do nosso Bispo D. Nuno. Na verdade, nesse dia, todo o mundo Católico se une para rezar pela santificação do Clero. Por isso, faz todo o sentido que todos nós, sacerdotes, juntamente com o nosso Bispo e o Povo de Deus, rezemos em conjunto pela nossa própria santificação: «De facto, a oração não é algo de facultativo. Esse tratar de amizade (como gostava Santa Teresa de definir a oração) é próprio de quem vive com Deus. Por isso, rezemos todos uns pelos outros e por este nosso mundo. Ao Pai, elevemos o louvor que Ele merece; façamo-lo por meio de Jesus, sacerdote e pontífice da nossa fé, e sempre no seio desse oceano de amor que é o Espírito Santo.» (Homilia do Sr. Bispo D. Nuno na Missa Crismal de 2024)

Este ano, todas as atividades deste dia acontecerão no Mosteiro de Nossa Senhora da Piedade na Caldeira lugar onde os sacerdotes tem um lugar especial na oração das Irmãs. Este dia do Clero será dinamizadas pelo Arciprestado de Câmara de Lobos. Agradecemos o empenho e o trabalho colocados na organização deste dia do Clero por parte de todos os Colegas do Arciprestado.

Lembrou muitas vezes o nosso Bispo este encontro, nas reuniões de Arciprestado, e de Arciprestes. Como Vigário Geral, quero reforçar esse convite, com o programa detalhado desta Jornada apelando à presença de todos os sacerdotes. Estaremos unidos ao nosso Pastor Universal, neste mistério de comunhão e unidade e também ao nosso Bispo, rezando como Jesus  "Que todos sejam um como Eu e o Pai somos um".

DIA 07 DE JUNHO DE 2024

Programa:

10.30h – Acolhimento e paramentação com entrada para o pátio interior (garagem)
10.55h – Procissão para a Capela do Mosteiro de Nossa Senhora da Piedade.
11.00h – Concelebração e Adoração Eucarística.
13.00h - Almoço-convívio no restaurante o Lagar.

Pede-se aos Sacerdotes que levem alva e estola branca. Em Arciprestado ficou também combinado que haveria uma colecta na Eucaristia pelos Sacerdotes em dinheiro para oferecermos as Irmãs. Tenham a bondade de confirmar, na Cúria Diocesana do Funchal, a vossa participação na Eucaristia e no almoço até segunda-feira dia 03 de junho. O estacionamento automóvel será no parque do restaurante. O almoço-convívio terá lugar no restaurante, O Lagar, logo que saímos da via rápida em direção ao Estreito de Camara de Lobos na estrada antiga.

Com uma saudação em Cristo Bom Pastor.

Cónego José Fiel de Sousa