Faleceu o padre Jardim Gonçalves
A Diocese do Funchal recebeu com pesar a notícia do falecimento do Padre Jardim Gonçalves.
O padre Jardim Gonçalves nasceu na Madeira em 1932, tinha 92 anos de idade e foi Ordenado sacerdote em 1956.
A Diocese agradece a Deus o dom da sua vida, do sacerdócio e todo o serviço e missão prestado em nome da Igreja.
Deus o receba eternamente na Sua presença. A Diocese convida à oração pelo seu eterno descanso e para que Deus conforte toda a sua família.
Dai-lhe Senhor o Eterno Descanso.
"Nascido a 26 de janeiro de 1932, no Funchal, na ilha da Madeira, o Padre Agostinho José Luís de Jesus Jardim Gonçalves foi ordenado a 22 de setembro de 1956, na sua terra natal.
O sacerdote estava incardinado na Diocese do Funchal, mas desde 1960 que trabalhava no Patriarcado de Lisboa. Foi assistente nacional da Juventude Operária Católica Feminina (JOCF), e assistente do Movimento Mundial dos Trabalhadores Cristãos-MMTC (1967-1970), e, reconduzido, por nomeação da Santa Sé, para o quadriénio 1971-1974.
O Padre Agostinho Jardim Gonçalves, na década de 1980, foi um dos fundadores da Oikos, organização não governamental dedicada às questões da cooperação e do desenvolvimento, e esteve à frente de diversas iniciativas, quer a nível nacional, quer a nível internacional.
Em Lisboa, foi também professor do Instituto Superior de Estudos Teológicos, escola fundada por Ordens Religiosas para o ensino da Teologia, foi pároco de Alfornelos, na Vigararia da Amadora, durante seis anos (1984-1990) e presidente da assembleia-geral do Centro de Formação e Tempos Livres (CFTL). O sacerdote foi ainda membro nato do Conselho Presbiteral e diretor do Vida Católica.
Em 1998, foi nomeado responsável do Secretariado de Comunicação Social do Patriarcado de Lisboa, pelo então Cardeal-Patriarca D. José Policarpo, de quem foi Chefe de Gabinete, e dinamizou o Centro Cultural do Patriarcado. Cessou funções em 2012.
Atualmente, residia na Casa Sacerdotal de Lisboa.
O velório do Padre Jardim vai ter lugar nesta quinta-feira, dia 26 de dezembro, a partir das 10h30, na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica (nave central). A Missa de corpo presente vai ser celebrada às 13h00" (Cf Site do Patriarcado de Lisboa).