Nomeação Vigário Episcopal para Clero e Religiosos

25-07-2024

D. Nuno Brás da Silva Martins, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Bispo do Funchal.

Nomeado livremente pelo Bispo Diocesano (can. 477) e estreitamente dependente do exercício do seu ministério (can. 480-481), o Vigário Episcopal é um particular colaborador do Bispo para uma "determinada porção da Diocese ou um certo género de assuntos".

Em vários encontros com sacerdotes, sobretudo em sessões do Conselho Presbiteral, foi levantada a possibilidade de o clero diocesano ser acompanhado mais de perto por um Vigário Episcopal que cuide da sua formação (sobretudo a formação espiritual), que acompanhe os sacerdotes, em particular os mais novos e mais idosos.

Concorrendo na pessoa do Senhor Cónego José Fiel de Sousa as qualidades para o exercício daquele cargo,

HEI POR BEM

• Nomear Vigário Episcopal para o Clero e Religiosos para um mandato de quatro anos o Senhor Cónego José Fiel de Sousa;
  • Nomear o mesmo sacerdote para o múnus de Pároco de São Gonçalo (Funchal).

O agora nomeado deverá tomar posse e prestar o juramento de bom desempenho do cargo, bem como realizar a sua entrada na Paróquia de São Gonçalo. A partir desse momento, ficará desligado do múnus de Vigário Geral e de Reitor da igreja de S. João Evangelista (Colégio), no Funchal.

O presente Decreto será lavrado em duplicado, servindo um exemplar como título ao nomeado, e ficando o outro exemplar arquivado na Cúria Diocesana.

Funchal, 25 de julho de 2024